PRECISAMOS TER AMANTES. CALMA, NÃO TIRE CONCLUSÕES!!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012


Olá pessoas amadas, hoje trouxe um texto do psicólogo e escritor argentino Jorge Bucay...é um texto que vale à pena ser lido e refletido.
Depois me digam o que acharam!!!


Quem é o seu amante?

Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente, são essas últimas que vêm ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver
e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: “Depressão”, além da inevitável receita do antidepressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam:
“Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas”?!
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.
Para aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:
AMANTE é aquilo que nos apaixona; é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono; é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso “AMANTE ” é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.
É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso ”AMANTE” em nosso parceiro.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto…
Enfim, é “alguém” ou“algo” que nos faz“namorar a vida” enos afasta do triste destino de ir levando.
E o que é “ir levando”?Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje,  fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com “ir levando”… Seja também um amante e um protagonista DA SUA VIDA!
Acredite:
O trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver…
Por isso, e sem mais delongas, procure algo para amar…
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:
PARA  ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA.


Psicodramatista, escritor argentino e Gestalt-terapeuta nascido em Buenos Aires em 1949 em uma família modesta no bairro da Floresta, ele se formou como médico em 1973 na Universidade de Buenos Aires, especializado em doenças mentais no serviço de ligação do hospital Pirovano, de Buenos Aires e da clínica Santa Mônica. É psicoterapeuta de casais e adultos e atualmente, seu trabalho como ajuda profissional, como ele define, é dividido entre as suas conferências de ensino terapêutico, que emite vários anos viajando pelo mundo, e da divulgação de seus livros em ferramentas terapêuticas do autor.


E lembrando que eu estou em uma matéria da  Revista Minha casa edição de maio...se quiserem me ver corram nas bancas kkkkk.
Beijos e uma linda semana!

14 comentários:

Maysa on 30 de abril de 2012 às 06:35 disse...

Realmente precisamos amar algo ou alguém para amarmos a vida e não ficarmos perdidos sem objetivo algum e sem paixão.
bjos e ótimo feriado
Maysa

Artes da Sandra on 30 de abril de 2012 às 06:38 disse...

Xiii amiga, descordei geral!!!!
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
Eu concordo sim no que dize respeito a termos um "amante" mas com certeza, um especialista, não deixaria de tratar seu paciente, dizendo pra ele simplesmente : VÁ PROCURAR O QUE FAZER!!!
Beijos e uma ótima semana!!!

Bárbara Scarlett on 30 de abril de 2012 às 06:50 disse...

Realmente, eu sempre digo Amante é todo aquele que ama. Esse é o significado. Sou amante. Amante da vida, da familia, da casa, do trabalho, dos animais, de cupcake, de doce, de chocolate...rs
SOU AMANTE. lindo post.
bjus

Rosana on 30 de abril de 2012 às 06:57 disse...

Ola Vania, muito interessante essa matéria, eu tambem vivia assim, meia q levando...até descobrir minha paixao por artezanatos e decoraçao e ,agora as vezes tenho até q tomar um chazinho para dormir ,pq minha mente nem desliga ,mas ,adoro! acho q achei meu amante.Bjinhos e bom feriado.

Giancarlo on 30 de abril de 2012 às 08:21 disse...

Una buona serata e felice settimana....ciao

sheyla xavier on 30 de abril de 2012 às 09:47 disse...

Vãnia, amore, então eu tenho um amante: OS LIVROS. rsrsrs E o estudo, o aprendizado..vixe, são vários.. ai, como sou bandida!
beijos, linda

Andréa Santana on 30 de abril de 2012 às 12:46 disse...

VÂNIA MINHA AMIGA,
EU TENHO VÁRIOS AMANTES, PRIMEIRAMENTE DEUS, A MINHA VIDA, O MEU FILHO E O MEU ESPOSO E VCS MINHAS AMIGAS VIRTUAIS E ALGUMAS REAIS.
AMO TUDO QUE É BOM ME APAIXONO RAPIDINHO, AMO FICAR NA MINHA COZINHA FAZENDO OS MEUS QUITUTES, AMO PINTAR E BORDAR, AMO PASSEAR, VER FILMES, SÃO TANTAS COISAS BOAS, QUE NÃO TENHO TEMPO DE ME SENTIR SOZINHA.
POST NOTA 10 ADOREI!
AINDA NÃO VI A REVISTA POR AQUI, HOJE NA HORA DA MINHA CAMINHADA VOU DAR MAIS UMA OLHADA NAS BANCAS.

TENHA UM ÓTIMO FERIADO E UMA FELIZ SEMANA!
BJS ♥

Paula Kasas on 30 de abril de 2012 às 13:07 disse...

Caraca fia.....esse cara arrasa!
Enamorar a vida realmente é o anti depressivo mais eficiente que existe.
Graças a Deus eu amo fazer um montão de coisas...e uma delas e blogar...pena que meu marido implique tanto com isso...rs.
Parabéns...mexeu bastante.
bjus

Paula Kasas

Unknown on 30 de abril de 2012 às 14:18 disse...

Adorei o texto!
Tenho uma cunhada que tinha dores pelo corpo todo, cada época em um lugar e com um intensidade diferente! Passou por vários especialistas, até cardiologista, TODOS os médicos possíveis e nada, NADA!
Até que passou por uma psicologa que perguntou se ela não gostaria de trabalhar fora, estudar, fazer um curso, talvez de artes, alguma ocupação que a tirasse de casa ou a atenção da casa!
Ela se revoltou e saiu furiosa e ofendida, dizendo que a médica é quem precisava de tratamento por "chama-la" de ociosa.
Resultado: Hoje ela faz curso e estagio na área de saúde, não tem mais dores e não reclama o tempo todo da vida com antes!!
Ela só tinha que encontrar um AMANTE!!!rs
Bjks

JOANA CAMPOS on 30 de abril de 2012 às 14:40 disse...

Ah ah ah eu acho que sou uma AMANTE... da vida.

QUe materia é essa? quero ver.... copia aqui pra gente ôxe!

bjs

simone on 30 de abril de 2012 às 15:43 disse...

Oi Vânia.Eu gostei muito do post.Realmente falta em algumas pessoas no mundo o aprender a amar,por isso a depressão,o desânimo.Sejamos amantes da vida,do que nos é importante.Ver o lado bom das coisas e não apenas se queixar de tudo e de todos.
Amiga eu comprei a revista hoje,não conhecia e eu adorei.A matéria do antes e depois sobre a sua ideia de decoração com contact e adesivos foi maravilhosa.As fotos estão lindas e você ficou chique na revista,parabéns.
Bjs

Unknown on 1 de maio de 2012 às 05:51 disse...

Oi amiga, de novo muito obrigada por prestigiar meu cantinho e deixar sempre palavras de incentivo. Este é um dos motivos que nos fazem ir em frente! Um delicioso feriado, tá!

Fernanda Sahira on 1 de maio de 2012 às 21:15 disse...

Oiii

Guria que isso é verdade é, falta as vezes percebemos né?Adorei seu blog...e ficou mara na revista...vou voltar mais vezes..

bjokas

Fernanda

Simone Carvalho on 3 de maio de 2012 às 10:24 disse...

Olá Vânia! Estou passeando pelo seu blog, e adorei o texto "quem é o seu amante", é perfeito. Acho que encontrei o meu: O meu blog, estou apaixonada por ele. Passe lá quando puder pra me conhecer!
Beijos e uma linda tarde, com muitos amantes!
Simone (www.rosaserendas.blogspot.com.br)

Postar um comentário

Adoro quando você comenta!!!! Então me faça feliz e deixe um comentário!!!!Obrigada.

 

Casa de Boneca Decor Copyright © 2013 Layout por Cali Criativa ♥